carlos
alberto
mota

Percurso Académico

Curso do Magistério Primário (Bacharelato em Educação, Lei n.º 50/90), Escola do Magistério Primário de Vila Real, 1979, classificação: 15 valores.

Licenciatura em Filosofia, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 1984, classificação: 15 valores.

Mestrado em Filosofia do Conhecimento, Universidade do Porto, 1989, classificação: Muito Bom, dissertação avaliada por júri constituído pelos Professores Eduardo Abranches de Soveral, Francisco da Gama Caeiro e Manuel Augusto Ferreira da Silva.

Doutoramento em Ciências da Educação, Universidade de Santiago de Compostela, 1994. Tese de Doutoramento orientada por Anton Costa Rico e Hermínio Barreiro Rodríguez. Classificação: aprovado por unanimidade.

Professor Auxiliar do Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, desde 11 de Março de 1998.

Professor Associado do Quadro da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, na Área Científica de Ciências Humanas e Sociais - História da Educação, concurso publicado no edital nº 7/2002, Diário da República, II série, nº 4 de 5/1/2002: aprovado por unanimidade.

Professor Associado de nomeação provisória, em História da Educação, do Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, desde 13 de Setembro de 2002 (Diário da República, II série, nº 237, 14/10/2002). O Departamento passou a ser denominado "Departamento de Educação e Psicologia" por despacho do Reitor da UTAD, de 12 de Janeiro de 2004.

Professor Associado de Nomeação Definitiva desde 26 de Março de 2004.

Colaborador de "A Página da Educação" desde 1999.

De 29 de Março a 26 de Junho de 2000: 1ª missão de ensino da Língua Portuguesa, organizada pela Fundação das Universidades Portuguesas, em colaboração com o Ministério da Educação, Ministério dos Negócios Estrangeiros, Comissariado de Apoio à Transição em Timor-Leste (CATTL), e Conselho Nacional da Resistência Timorense (CNRT), visando a preparação de quadros para a reabertura da Universidade de Díli.

Colaborador do "Jornal de Notícias," Porto, de 1998 a 2004.

Conselheiro do Projecto "Aula Virtual e Democracia", parceria Universidade Nacional de Brasília/UNESCO.

Investigador do Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.